Turismo Compartilhado
16 de outubro de 2022
De olho no mercado praia e sol, acomodações de multipropriedade crescem 39,8%
Na alta estação ou até em períodos de menos Sol, é o Nordeste que as pessoas procuram quando querem dias de praia. O levantamento é da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), que mostrou que esse é o interesse de 96% dos que escolhem os destinos nordestinos. Neste cenário, o mercado imobiliário tem apostado na construção de empreendimentos que atraiam os visitantes e ressaltem os atrativos encontrados nos paraísos naturais nordestinos.
Entre as opções de estadia, um novo modelo tem sido visto como uma tendência para os próximos anos: a multipropriedade. O formato permite que casas de férias sejam adquiridas por mais de um comprador - com cada um deles tendo um período definido para usufruir do espaço, dividindo não só o tempo de uso, mas também todos os custos do local. No último ano, o número de empreendimentos de turismo compartilhado cresceu 15,79%, ampliando o numero de leitos de 4.649 para 6.475 (39,8%), segundo o relatório Cenário de Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil 2022.
Conforme a pesquisa da Emprotur, o Rio Grande do Norte (49%) foi o destino mais vendido do Nordeste em 2021, seguido por Pernambuco, Bahia, Alagoas, Ceará e Paraíba. Entre as experiências buscadas além de sol e praia, estão os resorts, a gastronomia, os parques naturais e passeios náuticos.
Para receber bem esses turistas, os estados mantêm o mercado imobiliário aquecido devido ao clima praiano. Com prédios de luxo, condomínios de casas de veraneio e pousadas intimistas, as cidades com as melhores praias e pontos turísticos são procuradas durante todo o ano.
Em Pipa, o ‘Okan Pipa Multi Residence’ da incorporadora Allimulti, já é resultado do crescimento do ‘turismo de compartilhamento’. Ele será um condomínio especial de alto padrão, contando com serviços de hotelaria integrados, piscinas, saunas, academias e inúmeras funcionalidades.
A praia fica no Rio Grande do Norte, o líder entre os destinos procurados, e possui belezas naturais, culinária de alta qualidade, infraestrutura e até encontro com golfinhos. Localizada no município de Tibau do Sul, recebe turistas do mundo inteiro.
Com a multipropriedade, além da viagem turística, o destino pode se tornar endereço fixo de férias, sem os custos adicionais do hotel com diárias. O proprietário pode ainda vender sua parte, alugar, ou tomar qualquer outra ação como nos demais imóveis.
Sobre Pipa – A Praia de Pipa fica no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Ela une belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego, culinária de alta qualidade e toda uma infraestrutura. Possui falésias, areias brancas, águas cristalinas e muito verde. Também conta com piscinas naturais e pequenas baías, habitadas por golfinhos e tartarugas marinhas.
Turismo compartilhado - Também chamada de multipropriedade, o turismo compartilhado é voltado para quem deseja manter uma casa de férias, mas sem precisar arcar sozinho com os custos de manutenção, impostos e segurança. Assim, o custo para aquisição também é mais em conta por ser dividido, o que aumenta ainda as chances de comercialização no mercado imobiliário. O mercado cresceu 30% nos últimos cinco anos, atingindo um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 28 bilhões, conforme dados do relatório “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil 2022”, que mostrou ainda que o total de empreendimentos do tipo teve alta de 137%.