Turismo Compartilhado
20 de janeiro de 2023
Turismo compartilhado: conheça essa tendência para viagens em 2023
Após o período de isolamento social, consequência da pandemia de Covid-19, o interesse por viajar aumentou consideravelmente. A Pesquisa Turismo Pós-pandemia (Globo) mostrou que, em 2022, 43% das pessoas estavam poupando recursos para viajar. Com a chegada de 2023, as tendências de viagens apontam para o turismo compartilhado, que une vários estilos em uma só maneira de explorar o mundo.
Essa modalidade consiste em uma experiência de viagem que é, de alguma maneira, coletiva. Alguns viajantes optam por alugar quartos em residências, dividir a viagem com caronas, ou trocam mão de obra por hospedagem, e ainda tem as opções de locais que fomentam a interação entre os visitantes. Todas as possibilidades partem do princípio da ‘economia compartilhada’, garantindo sustentabilidade e fazendo mais com menos, otimizando espaços e aproveitando ao máximo o local.
Imóvel de férias compartilhado
Adquirir um imóvel cuja posse é dividida com outras pessoas também é uma das formas do turismo compartilhado. Nesse modelo, chamado de multipropriedade imobiliária, um grupo de pessoas compra uma propriedade, dividindo os custos e o período de estadia. Assim, utiliza-se o imóvel em sua totalidade e o valor de manutenção fica mais atrativo para os donos.
“Cada vez mais as pessoas têm buscado experiências que tragam também identidade, conforto e valores agregados, o que torna esse um novo caminho para o turismo nos próximos anos. As pessoas não querem apenas um local bonito, querem uma ligação e um sentido naquela experiência”, conta Leonardo Higor, Head de Marketing da Allimulti Incorporadora.
Qualquer imóvel pode ser comercializado por multipropriedade. Mas, nos últimos anos, cresceu o número de condomínios de férias criados nessa modalidade.
Turismo compartilhado: destino dos sonhos
O crescimento do mercado de multirpopriedade vai além da aquisição de imóveis. A Resort Condominiums International (RCI), empresa global de turismo compartilhado, prevê expansão de 40% desse tipo de turismo no Brasil.
Esse modelo de negócio abriu um leque de possibilidades para o turismo, criando novas formas de viajar. O intercâmbio de férias é uma delas: o programa permite que, além de passar as férias no imóvel que comprou, o proprietário possa trocar a estadia por diárias em qualquer lugar do mundo, se preferir, através do programa de intercâmbio de semanas.
A troca pode ser feita para outros empreendimentos do mesmo estilo, podendo ser hotéis e resorts nos destinos disponíveis, administrados por ‘intercambiadoras de férias’, como a RCI.
Okan Pipa
Em breve, o Nordeste terá uma nova opção de multipropriedade. O ‘Okan Pipa Multi Residence’, da incorporadora Allimulti, está sendo construído na Praia de Pipa (RN). O condomínio de alto padrão vai disponibilizar serviços de hotelaria integrados, e uma infraestrutura focada em conexão com a natureza e lazer em família.
O Okan Pipa Multi Residence contará com 106 apartamentos, de modelos e áreas diferentes, pensados em atender ao desejo de férias de cada família. As áreas comuns terão piscinas adulto e infantil, spa, academia, espaço kids, bicicletário, bar, fireplace e outras comodidades.