Multipropriedade
14 de fevereiro de 2023
Multipropriedade: saiba por que vale a pena investir em imóvel de férias compartilhado
Cada vez mais conhecida, a multipropriedade vem ganhando espaço no mercado imobiliário e na construção civil. Mas, algumas pessoas ainda têm dúvidas na hora de adquirir um imóvel nessa modalidade. Vale a pena? Conheça como esse mercado funciona, os benefícios da multipropriedade e como ela se tornou ideal para aqueles que amam viajar e desejam uma casa de férias para hospedagem segura, de alto padrão e de baixo custo.
A multipropriedade é um modelo de compra de imóveis de forma compartilhada. Cada empreendimento possui mais de um proprietário, pois o comprador adquire uma fração, que corresponde a um tempo de estadia agendada por ano. Assim, os custos são divididos entre os coproprietários, inclusive os relativos à manutenção do imóvel.
Benefícios da multipropriedade
Entre as principais vantagens está, justamente, essa economia gerada pela divisão: ao invés de comprar um imóvel pagando o valor total, o ciente investe o corresponde à fração ideal para a rotina de férias da sua família.
Outro ponto positivo é que, como qualquer outro imóvel, esse é um bem escriturado, vitalício, que pode ser alugado, vendido e herdado. A diferença é que as ações são válidas para a cota, e não para a totalidade do empreendimento.
Além disso, diferente da casa de férias padrão, no condomínio multipropriedade, o proprietário desfruta do seu apartamento contando com todos os serviços de gestão hoteleira: gerenciamento, limpeza, organização, manutenção, recreação infantil etc.
A possibilidade de viajar para outros lugares é também um fator considerado por quem opta por adquirir uma multipropriedade. O ‘intercâmbio de férias’, como é conhecido, permite que o proprietário troque suas semanas no imóvel com um proprietário de outra multipropriedade em um local diferente. Assim, um vai à casa de férias do outro e conhece um novo destino sem gastar com hospedagem.
Comercialização regulamentada: lei de multipropriedade
O mercado de multipropriedade tem as transações asseguradas por uma legislação própria, em vigência há cinco anos. A Lei nº 13.777/2018 regulamenta e define todos os aspectos referentes à multipropriedade. Ela rege vários pontos em relação ao direito de uso e deveres, tanto dos proprietários quanto da operadora, em relação aos imóveis comercializados nesse formato, garantindo ainda mais segurança para os compradores.
Econômico e prático, o modelo tem conquistado a confiança do mercado por ser um negócio sólido e de credibilidade. Os números também consolidam a modalidade: o mercado cresceu 30% nos últimos cinco anos, atingindo um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 28 bilhões. Os dados são do relatório “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil 2022”, que ainda revela que o total de empreendimentos teve alta de 137%. A Resort Condominiums International (RCI), empresa global de turismo compartilhado, prevê expansão de 40% desse tipo de negócio no Brasil.
Imóvel de alto padrão
Um dos benefícios da multipropriedade é a qualidade dos imóveis comercializados. Em sua maioria, são de alto padrão e localizados em pontos turísticos disputados. Um exemplo é o Okan Pipa Multi Residence, da incorporadora Allimulti.
O empreendimento está situado na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. É um condomínio cinco estrelas, que contará com serviços de hotelaria integrados, além de piscinas, saunas, academias, spa e inúmeras possibilidades de lazer. Tem tudo para se tornar o refúgio de quem quer menos barulho e mais natureza para os dias de descanso.
“Com o crescimento da multipropriedade, principalmente no Nordeste, o Okan traz essa tendência em uma das praias mais conhecidas do Brasil, que recebe turistas do mundo inteiro. Essa é uma oportunidade de adquirir uma propriedade de maneira econômica, em um lugar que promove bem-estar, contato com a natureza e descanso”, pontuou o Head de Marketing da Allimulti Incorporadora, Leonardo Higor.