Turismo Compartilhado
7 de agosto de 2023
Brasil é eleito melhor país do mundo para ecoturismo. Veja roteiros recomendados
As belas paisagens brasileiras, cartão-postal do país, são reconhecidas por turistas locais e estrangeiros. Quem chega para visitar uma região de natureza rica, acaba querendo ficar. Por aqui, não faltam destinos de cenários paradisíacos, que proporcionam atividades em contato direto com o ambiente. Por isso, o Brasil foi eleito pela revista Forbes o melhor país do mundo para o Ecoturismo. Os dados são do Índice de Ecoturismo, feito com 50 países.
De acordo com a lista da Forbes Advisor, o Brasil alcançou a nota 94,9 (de 100). O México e a Austrália ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares, com notas 86 e 84. Entre os fatores levados em consideração, estão: o número de espécies animais e vegetais, o índice de Biodiversidade, e a porcentagem de áreas protegidas, por exemplo.
O país tem cachoeiras, praias, trilhas em matas ou montanhas, parques e sítios naturais, entre os quais alguns são patrimônio mundial da humanidade reconhecidos pela Unesco.
ECOTURISMO: o que é e por que praticar?
A tendência, cada vez mais crescente, é uma forma de aproveitar melhor os destinos turísticos, mas respeitando o meio ambiente e prezando pela conservação dele. Ou seja, consiste em visitar áreas naturais, apreciar e desfrutar do contato com a natureza de uma forma mais consciente e sustentável.
O objetivo do turista ecológico é, então, minimizar os impactos provocados na paisagem e se envolver de forma social e cultural com as populações locais.
Portanto, algumas dicas para essa prática são:
- Viajar em pequenos grupos;
- Evitar transportes altamente poluentes;
- Reduzir o uso de descartáveis;
- Respeitar a fauna e a flora da região;
- Optar por destinos que investem em políticas públicas voltadas para o meio ambiente.
Rota do Ecoturismo no Brasil
- Bonito (MS): A maioria dos passeios em Bonito são na modalidade de Turismo Ecológico. Não por acaso, foi eleito 15 vezes o melhor destino de Ecoturismo no Brasil. É um destino muito conhecido pelas cachoeiras e nascentes de águas cristalinas.
- Fernando de Noronha (PE): O arquipélago tem uma política de educação ambiental que visa preservar o ambiente e zerar o uso de descartáveis. Tem praias de beleza singular e possibilita a prática de diversas atividades ao ar livre.
- Chapada dos Veadeiros (GO): É um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO. Destino repleto de cânions, cachoeiras e piscinas naturais de encantar qualquer visitante.
- Praia de Pipa (RN): Um dos destinos mais bonitos do Nordeste. Além de ser um vilarejo rico em cultura, tem praias incríveis, e figura entre as 10 melhores praias do mundo, top 4 da América do Sul. Possibilita diversos passeios em contato com a natureza, na companhia de golfinhos ou no Santuário Ecológico.
Principais atividades de Turismo Ecológico
As atividades sugeridas são as de menor impacto ambiental, mas que permitem ao turista um amplo contato com a natureza.
- Tirolesa;
- Canoagem;
- Mergulho;
- Ciclismo;
- Surfe;
- Cavalgada;
- Caminhada.
A propósito, essas alternativas de lazer contribuem não apenas para bem-estar físico e emocional, como também ajudam a fortalecer laços com os parceiros de aventura.
Saiba mais: