Saúde e Bem-Estar
17 de outubro de 2022
Contato com natureza reduz em 16% hormônio do estresse
Um estudo conduzido pela ONG ‘The Nature Conservancy (TNC)’, em parceria com a Universidade de Virginia e o Centro de Resiliência de Estocolmo, mostrou que 46% das pessoas que vivem atualmente em grandes cidades enfrentam algum problema com a saúde mental. Por outro lado, o contato com a natureza reduziu em 16% o cortisol (hormônio do estresse) em participantes de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Chiba.
Seja na praia, na floresta ou no campo, o contato com a natureza está relacionado ao bem-estar e qualidade de vida. Por isso, tem se tornado cada vez mais comum que pessoas busquem refúgios em lugares longe da correria da zona urbana para relaxar, diminuir o ritmo e experimentar dias de tranquilidade. Os destinos geralmente priorizam o verde e o mar, e as instalações variam entre resorts, hotéis, pousadas e casas para temporada.
Para quem mora no Nordeste, o destino de praia é opção em qualquer contexto envolvendo lazer e diversão. A Praia de Pipa, uma das mais famosas da região, costuma ser endereço de quem busca dias de paz. A maré mansa e de águas cristalinas, o pôr do Sol e as opções de passeio compõem a beleza do lugar que abriga uma das praias mais bonitas do mundo - conforme um ranking do ‘Trip Advisor’.
Para ser destino fixo, só precisa de uma acomodação que seja o ponto certo das viagens. O Okan Pipa Multiresidence, o novo empreendimento da Allimulti, é um condomínio projetado para dias de descanso que tem tudo para se tornar o refúgio de quem quer menos barulho e mais natureza: de frente à praia, o resort integra as áreas e tem ainda a estrutura completa, com piscina, spa, academia, e uma vista de tirar o fôlego.
O empreendimento será feito a partir do conceito de multipropriedade, que é quando mais de uma pessoa compra o mesmo espaço, dividindo os custos e o período de estadia de cada um no local. Assim, fica mais fácil ter um ‘esconderijo’ de alto padrão e com custos mais em conta. Além disso, a multipropriedade é também regulamentada por lei (13.777).
Mais saúde – Um estudo divulgado no ‘Journal of Environmental Health Perspectives’, apontou uma melhora na saúde física e mental de pessoas que moram em contato com a natureza, além da diminuição em 30% da probabilidade de desenvolver depressão e redução de 34% nas chances de adquirir doenças do pulmão.