Siga: facebook instagram linkedin youtube

Viajar reduz riscos de doenças cardiovasculares, aponta estudo

Viajar reduz riscos de doenças cardiovasculares, aponta estudo

Considerado um momento de lazer e descanso, o período de férias é a oportunidade de viajar e dar uma pausa nas obrigações da rotina. Mas além do relaxamento, os dias ‘offline’ podem ter impacto positivo na saúde: um estudo da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que tiraram férias apresentaram queda no risco de desenvolver síndrome metabólica, o que envolve diabetes, pressão e colesterol altos - fatores de risco para doenças cardiovasculares. 

O levantamento levou em conta as pessoas que tinham tirado férias nos últimos 12 meses.  “Se as pessoas usarem mais desse benefício isso se traduziria em um benefício tangível para a saúde”, esclareceu o professor que liderou a pesquisa, Bryce Hruska.

Sem conhecer a fundo os benefícios à saúde, a maioria das pessoas viaja em busca de dias mais leves. Para 88%, passar uns dias em um outro local é uma forma de ‘descansar a mente’, conforme mostrou uma pesquisa divulgada pela Booking.com, que revelou ainda que relaxar e conhecer o máximo possível de um destino são os principais objetivos dos viajantes.

Ao visitar um local no momento de lazer, a estadia faz toda a diferença e é inclusive um dos fatores levados em conta pelo turista na hora das férias, que, além do hotel (40%), associa o período ao nascer e pôr do sol à beira mar (75%); paisagem montanhosa (55%); cenários aquáticos, como lagos e rios (40%). 

Nesse sentido, os empreendimentos têm focado em garantir o conforto atrelado à experiência do contato com a natureza, a praticidade do hotel e ainda preços atrativos. Como opção, o modelo de multipropriedade se destaca entre as alternativas para quem busca viajar regularmente sem ter tantos custos com hospedagem e sem abrir mão das sensações causadas pelo descanso fora de casa.

O formato permite que casas de férias sejam adquiridas por mais de um comprador - com cada um deles tendo um período definido para usufruir do espaço, dividindo não só o tempo de uso, mas também todos os custos do local. Na Praia de Pipa, localizada no Rio Grande do Norte, o ‘Okan Residence’ da incorporadora Allimulti, será um condomínio especial de alto padrão, contando com serviços de hotelaria integrados, piscinas, saunas, academias e inúmeras funcionalidades. 

Com a multipropriedade, além da viagem turística, o destino pode se tornar endereço fixo de férias, sem os custos adicionais do hotel com diárias. O proprietário pode ainda vender sua parte, alugar, ou tomar qualquer outra ação como nos demais imóveis. 

Intercâmbio de férias - Uma pesquisa da Booking.com mostrou que, desde a decisão de viajar até o retorno à casa, a etapa do planejamento é a que traz alegria imediata (72%) aos viajantes. Na multipropriedade, há uma possibilidade maior de locais e países para visitar. Com o intercâmbio de férias, os proprietários podem trocar suas semanas na residência com outra pessoa que possui imóvel em outra região, garantindo que todo ano o período de descanso seja em ambientes diferentes.